Hospital de Olhos Juiz de Fora

Dr. Antônio Gabriel Ribeiro Costa | CRM 12988-MG RQE 17756

Cirurgia Refrativa

Cirurgia à Laser para Correção do grau – Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia. A correção do grau a laser é feita através da modificação da curvatura da córnea, por um processo de micro polimento de sua superfície. O tratamento é indolor, seguro e rápido. 

No Hospital de Olhos Juiz de Fora, a correção é realizada pelo Excimer Laser WaveLight EX500 da Alcon, equipamento dos mais modernos disponíveis no mundo, de alta precisão, com mecanismos computadorizados de segurança, que garantem o sucesso da aplicação do feixe de laser. 

Indicações

O tratamento do grau a laser é indicado a partir dos 18 anos, desde que se constate estabilização do grau (variação não maior que 1 grau no intervalo de 1 ano). Em pessoas com mais de 40 anos de idade, soma-se o grau de longe e o grau de perto (presbiopia ou vista cansada), e deve-se considerar a possibilidade do uso de óculos para leitura ou trabalhos de perto após o tratamento a laser.

Para o tratamento de altos graus de miopia e hipermetropia, acima dos limites da indicação do laser, há alternativas cirúrgicas que poderão ser indicadas de acordo com cada caso.

Contraindicação

Técnicas Cirurgicas

PRK
A aplicação do laser é feita em uma área mais superficial da córnea, após a remoção intraoperatória de uma fina camada de células que a recobre (epitélio). Após a aplicação do laser coloca-se uma lente de contato gelatinosa terapêutica que irá proteger a superfície tratada e que será retirada em aproximadamente 5 a 6 dias, após a reconstituição completa do epitélio.

LASIK
O laser é aplicado nas camadas intermediárias da córnea após a confecção de um disco superficial de tecido corneano (flap) que é reposicionado sobre a área tratada imediatamente após a aplicação do laser. O Hospital de Olhos Juiz de Fora disponibiliza para seus pacientes o Laser de Femtosegundo para a confecção do flap corneano, proporcionando uma cirurgia 100% a laser, sem o uso de lâminas. Em geral, não há necessidade do uso de lente de contato terapêutica no pós-operatório imediato e a recuperação visual é, em sua maioria, rápida.

Ambas as técnicas têm sua correta indicação e levam a resultados semelhantes no que se refere à correção dos graus.

Pré-Operatório

A avaliação pré-operatória é feita por meio de uma consulta oftalmológica completa, que inclui os seguintes exames:

Todos esses exames são realizados no Hospital de Olhos Juiz de Fora em uma única consulta pré-operatória que permite ao paciente saber se está apto para o tratamento a laser.

Quando é feita a dilatação das pupilas, pode ocorrer uma maior sensibilidade à luz do sol – recomendando-se que se tragam óculos escuros. Não é exigida a presença de acompanhante para a consulta.

Recomendações ao usuário de lentes de contato:

É aconselhável a suspensão do uso das lentes de contato, no mínimo 7 dias (gelatinosas) ou 14 dias (duras ou gelatinosas tóricas) antes da avaliação pré-operatória.

Dúvidas frequentes:

Quando posso voltar a dirigir, e às minhas atividades de trabalho?

Pela técnica LASIK, é possível dirigir e voltar às atividades de trabalho já no dia seguinte ao tratamento. Pela técnica PRK são necessários quatro dias de repouso pós-operatório.

Posso praticar esportes após a cirurgia?

Depende da modalidade. Quando não há contato físico, é possível reiniciar as atividades em uma semana. Mas nos casos de modalidades que exigem contato físico (futebol, judô etc.) e exposição ao cloro (natação e hidroginástica), o recomendado é reiniciar as atividades em duas semanas.

O meu grau de miopia é muito alto, vou conseguir resolver o meu problema?

A avaliação oftalmológica completa é fundamental, e com exames detalhados da córnea, o cirurgião especialista orientará você sobre a melhor técnica cirúrgica para o seu caso.

Quais são os riscos da cirurgia?

O procedimento a laser é bastante seguro, mas, como qualquer ato cirúrgico, está sujeito a riscos, ainda que de ocorrência muito baixa. A infecção pós-operatória é uma complicação difícil de ocorrer, devido a um rigoroso cuidado com todo o processo de preparação do paciente, à esterilização instrumental e ao uso de materiais descartáveis. Outras intercorrências podem se manifestar, porém, também são pouco frequentes:

  • Inflamação na córnea;
  • Enrugamento e depósitos do “disco” corneano;
  • Hipercorreção e hipocorreção;

E se meu olho se mover durante o processo?

Mesmo se o paciente movimentar o olho durante a cirurgia, o feixe de laser acompanha esse movimento. Caso o movimento seja brusco, o equipamento se auto desativa, sem colocar em risco a cirurgia.

Preciso tomar algum tipo de anestesia?

Não. Bastam algumas gotas de colírio anestésico e, com a aplicação rápida do feixe de laser, corrige-se o vício de refração.

Vou sentir dor?

A técnica LASIK é extremamente confortável e a maioria dos pacientes não sentem dor durante ou após a cirurgia. Uma leve sensação de areia nos olhos é normal logo após o procedimento, desaparecendo rapidamente.

Na técnica PRK, o pós-operatório pode ser acompanhado de uma maior sensibilidade dos olhos nos dois primeiros dias, com sensação de areia e lacrimejamento mais acentuados, que são bem tolerados com o uso de analgesia apropriada.

Tenho 50 anos e já uso bifocais, para corrigir meu grau de longe e de perto. A cirurgia vai corrigir meu problema?

Existem estratégias cirúrgicas específicas para os pacientes com presbiopia (que já têm “vista cansada”), dependendo do grau de longe que o paciente apresenta.

É necessário usar óculos após a cirurgia?

Não. Logo após a aplicação do laser, já é possível a visão sem a necessidade de óculos. A melhora da nitidez é progressiva e rápida.

Como posso pagar a cirurgia a Laser?

O Hospital de Olhos Juiz de Fora oferece diversos planos de parcelamento. Consulte a Central de Atendimento (32) 3257-5400.

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
Agende aqui sua consulta.
Clique abaixo para agendar sua consulta.