Hospital de Olhos Juiz de Fora

Dr. Antônio Gabriel Ribeiro Costa | CRM 12988-MG RQE 17756

Catarata

O que é?

A catarata é o processo gradual de opacificação do cristalino, lente natural do olho, cuja transparência é essencial para que a luz alcance a retina para formar as imagens com nitidez. Ao longo da vida, o cristalino é completamente transparente, mas com o avançar dos anos, ele tende a perder a elasticidade e a alterar a curvatura. À medida que isso acontece, a visão torna-se desfocada, embaçada, as cores mais opacas e ocorre um aumento da sensibilidade à luz. 

É a principal causa de cegueira reversível no mundo, e felizmente, é altamente tratável. Por meio dos avanços na técnica cirúrgica e nas lentes intraoculares, cada vez mais pessoas estão experimentando uma restauração total da visão. 

Causas

Embora a forma mais comum da catarata seja causada pelo processo natural de envelhecimento das células humanas, extremamente comum a partir dos 55 anos, esse problema de visão pode ocorrer até mesmo no nascimento, na catarata congênita, e na infância, quando é ocasionado por trauma ou em decorrência do uso de medicamentos como os corticoides. As principais causas do surgimento da catarata são:

– Idade, é a causa mais frequente da doença;
– Consequência do diabetes;
– Consequência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteroides; Traumatismos oculares;
– Radiação;
– Infecções nos olhos;
– Uveítes.

Enquanto que no jovem o cristalino é completamente transparente, com o avançar dos anos ele tende a perder a elasticidade e a alterar a curvatura. À medida que isso acontece, o cristalino vai perdendo a transparência, a visão torna-se desfocada, embaçada, as cores mais opacas e ocorre um aumento da sensibilidade à luz.

Alterações de um Cristalino Humano Saudável com o Tempo *Fotos de Lerman S. Radiant Energy and the Eye. New York: Macmillan, 1980

Sintomas

Cirurgia de Catarata

Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que a façam desaparecer. É possível recuperar todo o potencial funcional da visão, sem traumas para o paciente e com mínimas taxas de risco.

A cirurgia de catarata consiste em remover o cristalino opaco, substituindo-o por uma lente artificial intraocular. A anestesia é local e o procedimento é rápido, mas é necessária a permanência do paciente no hospital por algumas horas, visando um melhor acompanhamento pós-operatório.

O tratamento definitivo da catarata possibilita o paciente recuperar o prazer de ler, a capacidade plena de locomoção, além de tornar atividades rotineiras, como dirigir e trabalhar, extremamente mais seguras.

Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação

A técnica tradicional, chamada de facoemulsificação, é empregada desde os anos 90. Nesta técnica, utiliza-se bisturis para realização das incisões na córnea e uma pinça para abertura do cristalino. Após estas etapas, um equipamento de ultrassom fragmenta e aspira o cristalino, e o cirurgião implanta a lente intraocular dobrável.

O índice de complicações é baixo, mas existe, o que faz com que sejam tomados todos os cuidados pós-operatórios. A técnica de Facoemulsificação é segura e, ainda hoje, a técnica mais realizada em todo o mundo.

Centro Cirúrgico HOJF

O Hospital de Olhos Juiz de Fora é referência na cirurgia de catarata, visando sempre oferecer tecnologia de ponta associada a precisão e segurança, investimos em um centro cirúrgico específico.

Com a combinação dos equipamentos de última geração, que auxiliam o cirurgião nas etapas do laser e no implante da lente intraocular, por meio de imagens de alta resolução, a cirurgia oferece ao paciente, além do tratamento da catarata, a correção do grau dos óculos.

Tratamento cirúrgico guiado por imagem digital – Verion™

A partir de imagens de alto nível do olho de cada paciente, o Verion™ ajuda o cirurgião na precisão de cada etapa da cirurgia de catarata. Começando por um mapeamento que ajuda a determinar a biometria e selecionar a

melhor opção de lente intraocular, o Verion™ captura uma imagem digital de referência em alta resolução do olho do paciente. Esta “impressão digital” do olho servirá para registrar e rastrear o olho durante todo o procedimento, fornecendo uma referência visual que auxilia e guia o cirurgião. O sistema indica onde serão realizadas as incisões, marcações da capsulotomia (técnica usada para remover o cristalino) e do posicionamento correto das lentes intraoculares, principalmente, no caso de astigmatismo ou de lentes multifocais. Durante cada etapa da cirurgia o Verion™ faz ajustes em tempo real, conforme o olho do paciente se movimenta, garantindo o resultado esperado.

Cirurgia de Catarata à Laser

O Hospital de Olhos Juiz de Fora utiliza a moderna técnica da cirurgia de catarata com Laser de Femtosegundo. Essa técnica possibilita um rápido retorno às atividades diárias com precisão e qualidade visual possibilitando a correção do grau de forma planejada.

Por meio do LASER de Femtosegundo, etapas importantes da cirurgia agora podem ser feitas de forma automatizada. Com uma plataforma de visualização tridimensional em tempo real da córnea, o laser permite cortes precisos na córnea e incisões construídas de forma planejada no cristalino. O equipamento Lensx, fabricado pela Alcon, é o primeiro Laser aprovado pela Anvisa para o procedimento.

Quais os benefícios da Cirurgia de Catarata à Laser?

Benefícios da Cirurgia

Por meio da cirurgia de catarata, os pacientes podem desfrutar de uma visão melhor (exceto em casos em que os olhos já tenham uma condição visual prévia à cirurgia que também diminua a acuidade visual), restaurando o contraste de cores e dando maior independência.

Outro benefício é a diminuição da necessidade de óculos, pois, são selecionadas lentes intraoculares de maneira a corrigir, o melhor possível, os erros refrativos prévios. Com a evolução das lentes intraoculares, pode-se diminuir bastante a dependência dos óculos de perto também.

O índice de complicações é baixo, mas existe, o que faz com que sejam tomados todos os cuidados pós-operatórios. A função do implante da lente intraocular é evitar o uso de óculos com grau alto, porém mesmo após a cirurgia, a alguns pacientes podem necessitar uso de óculos dependendo da lente intraocular implantada e das condições clínicas do olho de cada paciente.

Lentes Intraoculares

A escolha da lente intraocular que será utilizada na cirurgia de catarata é muito importante e individualizada, já que ela é definitiva e influenciará boa parte da sua visão futura. ⠀

Ela deve ser feita em conjunto com o seu especialista, que ao personalizar o procedimento, irá avaliar detalhes únicos da anatomia do seu olho, estilo de vida, expectativas, para que assim, juntamente com exames complementares precisos e modernos, seja possível encontrar a melhor opção para você.

Confira abaixo, as principais opções:

Hoje em dia, é possível ficar independente do uso dos óculos após a cirurgia de catarata personalizada com lentes intraoculares de alta tecnologia.

Se você precisa realizar a sua cirurgia de catarata e deseja personalizar o seu procedimento, consulte um especialista em catarata e saiba mais sobre as suas possibilidades! ⠀

Dia da Cirurgia

A cirurgia é realizada no próprio Hospital de Olhos Juiz de Fora, que dispõe de toda tecnologia, conforto e segurança. A anestesia é local e a moderna técnica cirúrgica utilizada permite um retorno ao lar no mesmo dia. É preciso que um acompanhante auxilie a trazer e levar o paciente.

Exames Pré-Operatórios

Pós-operatórios da cirurgia

Os pacientes repousam por um pequeno período em um dos nossos apartamentos, onde é servido um lanche leve e vão para casa, em geral sem a necessidade de curativo oclusivo.

Não há necessidade de repouso absoluto ou internação hospitalar, mas alguns cuidados devem ser tomados:

Pós Catarata (Opacificação da cápsula posterior)

Em alguns raros casos, há o desenvolvimento de uma condição chamada pós catarata, que se desenvolve meses ou anos após a cirurgia. Há um crescimento celular por trás da lente intraocular que, com o tempo, torna-a opaca progressivamente e diminuindo a visão mais uma vez.

O tratamento é feito com uma aplicação rápida de Yag-Laser que vai “cortar” esta membrana celular, deixando novamente a luz entrar com maior nitidez e melhorando a visão.

Dúvidas frequentes:

Qual a diferença entre as Lentes Intraoculares comum para tórica? 

A lente intraocular ou LIO é uma lente artificial que desempenha a mesma função da lente natural do olho. É implantada durante a cirurgia de Catarata para substituir o cristalino que será retirado. A diferença é que as lentes intraoculares tóricas apresentam uma marcação específica em sua superfície que possibilita a correção do astigmatismo no momento da cirurgia de catarata. 

É preciso trocar as lentes intraoculares? 

A lente intraocular é produzida com materiais resistentes ao tempo. Portanto, não é necessário a substituição.  

Não me adaptei às lentes de contato. Isso pode ocorrer com as Lentes Intraoculares? 

Apesar de terem nomes parecidos, a lente intraocular é uma tecnologia completamente diferente. Então, não significa que a não adaptação à lente de contato vai acontecer com a intraocular.  

É função do médico oftalmologista especialista conversar com o paciente, conhecer a fundo seus anseios e necessidades, analisar repetidas vezes os exames pré-operatórios e fazer os cálculos quantas vezes forem necessárias para ter precisão na indicação e proporcionar o melhor resultado ao paciente.  

A técnica, a habilidade e experiência do cirurgião também são extremamente importantes para um resultado satisfatório.  

Qual é a melhor lente intraocular? 

Com a lente intraocular é possível corrigir vários problemas de visão. Nesse sentido, é importante destacar que em consulta ao médico oftalmologista ele irá analisar cada caso e indicar a melhor opção de lente intraocular. A depender do problema ocular e dos resultados desejados pelo paciente, são várias as opções de lente intraocular para escolher.  

A lente mais cara vai resolver meu problema? 

Nem sempre o modelo mais caro e de última geração é o mais adequado para você. 
Cada lente intraocular tem suas indicações e contraindicações, por isso é importante consultar o médico especialista para saber qual é ideal para atender as suas necessidades e desejos. 

Em alguns casos, a lente intraocular mais simples pode ser a que se encaixa de forma mais adequada com as características do seu olho e a que vai te trazer uma melhor visão. 

Enviar mensagem
Agende aqui sua consulta.
Clique abaixo para agendar sua consulta.