Hospital de Olhos Juiz de Fora
Dr. Antônio Gabriel Ribeiro Costa | CRM 12988-MG RQE 17756
Objetivo : Verificar se o potencial evocado visual multifocal (mfVEP) pode diferenciar olhos com hemianopsia temporal devido à compressão quiasmática de controles saudáveis. Avaliar a relação entre mfVEP, perimetria automatizada padrão (SAP) e medidas de espessura da camada de fibras nervosas da retina macular e peripapilar (RNFL) da tomografia de coerência óptica de domínio de Fourier (FD-OCT).
Métodos : Vinte e sete olhos com defeitos de campo visual temporal (FV) permanentes da compressão quiasmática na PAS e 43 olhos de controles saudáveis foram submetidos à varredura com mfVEP e FD-OCT. O potencial evocado visual multifocal foi obtido usando um padrão de estímulo de 60 setores e as respostas foram calculadas para os quatro quadrantes e dois hemicampos. As medições maculares da tomografia de coerência óptica foram medidas em quadrantes e metades, enquanto a espessura peripapilar da CFNR foi calculada em quatro setores ao redor do disco. A perda de campo visual foi estimada em quatro quadrantes e cada metade dos pontos de teste da estratégia 24-2. As medidas de potencial evocado visual multifocal nos dois grupos foram comparadas usando equações estimadas generalizadas e as correlações entre os achados de mfVEP, VF e OCT foram quantificadas.
Resultados : O potencial evocado visual multifocal mediu as amplitudes temporais de P1 e N2 significativamente menores nos pacientes do que nos controles. Não houve diferença significativa na amplitude dos parâmetros nasais. Foi encontrada uma correlação significativa entre as amplitudes da mfVEP e a perda temporal da FV, e entre as amplitudes da mfVEP e os correspondentes parâmetros de espessura macular e da RNFL medidos por OCT.
Conclusões : Os parâmetros de amplitude do potencial evocado visual multifocal foram capazes de diferenciar os olhos da hemianopsia temporal dos controles e correlacionaram-se significativamente com os achados de FV e OCT, sugerindo que a mfVEP é uma ferramenta útil para a detecção de anormalidades visuais em pacientes com compressão quiasmática.